segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Resultado da Pesquisa de Clima Organizacional






Hoje no CMS Dr. Alvimar de Carvalho reuniram-se Direção, funcionários e a Equipe da Coordenadoria Especial de Gestão Institucional da Secretaria Municipal da Casa Civil a fim de verificar o resultado da Pequisa de Clima Organizacional proposta em outubro 2011.

A conclusão demonstra clima favorável quando predominam atitudes positivas como: confiança, participação, satisfação, motivação, dentre outros, que dão ao ambiente de trabalho uma condição favorável às trocas, integração de equipe e realização profissional.

O clima é desfavorável quando algumas variáveis organizacionais e/ou ambientais afetam negativamente o ânimo da maioria dos colaboradores, gerando evidências de tensões, discórdias, desinteresses pelo cumprimento da função, resistência "manifesta ou passiva" às ordens e ruídos nas comunicações.

Como o Clima Organizacional revela as impressões gerais ou percepções de colaboradores, em relação ao seu ambiente de trabalho, pode-se constatar na PCO realizada, que a avaliação no CMS Alvimar de Carvalho (CMS AC), demonstrou que o clima organizacional está bastante favorável.

O CMS Dr Alvimar de Carvalho, ao propor a realização da PCO, através da Coordenadoria Especial de Gestão Institucional da Secretaria Municipal da Casa Civil, partiu da premissa de que, somente conhecendo a realidade, é possível potencializar e manter os aspectos favoráveis e planejar eventuais mudanças nos aspectos desfavoráveis.

Pode-se constatar na PCO realizada, que a avaliação confirma a percepção/sentimento do gestor de que o clima organizacional do CMS AC precisa ser mantido e minimizado os 
aspectos desfavoráveis com ações efetivas. 

Para tal, certos pressupostos devem nortea-lá:

Ampla participação dos colaboradores;
Transparência na tomada de decisão;
corresponsabilidade na condução do processo (líderes e liderados) e com os resultados
(feedback).


A partir dos dados obtidos, será montado pela Direção do CMS Dr. Alvimar de Carvalho um planejamento tático apontado pelos servidores.


Por fim, será necessário que este instrumento seja aplicado, periodicamente, a fim de que se percebam as mudanças ocorridas, se analise novamente o presente cenário e se construa um novo Plano de Ações com foco nas pessoas e nos resultados. Fica o agradecimento aos nossos novos amigos 
Coordenadoria Especial de Gestão Institucional da Secretaria Municipal da Casa Civil pelo empenho e dedicação em avaliar nossa Unidade.




0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Soldado Eliseu Hipólito, s/nº - Pedra de Guaratiba

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21)3404-7799

Tecnologia do Blogger.