terça-feira, 5 de junho de 2012

Palestra IUBAAM



Hoje tivemos mais uma palestra do IUBAAM (Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação) ministrada pela enfª Cremilda que ensina as gestantes e mamães todas as medidas para melhorar a amamentação de nossos filhos.

O que é o IUBAAM?

INICIATIVA UNIDADE BÁSICA AMIGA DA AMAMENTAÇÃO – I U B A A M
A IUBAAM - Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amiga da Amamentação é uma iniciativa do Ministério da Saúde que concede este título às Unidades Básicas de Saúde que desenvolvem os “10 Passos para o Sucesso da Amamentação”. Estes 10 passos são ações que a Unidade deve desenvolver para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Todos os funcionários da UBS (médicos, enfermeiros, psicólogos, dentistas, assistentes sociais, auxiliares de enfermagem, agentes de saúde e outros) são capacitados com o objetivo de promover estas ações, a fim de tornar o aleitamento materno uma prática, evitando o desmame precoce e contribuindo significativamente para a saúde e bem estar dos bebês, suas mães e comunidade local. Esta capacitação é um curso de 20 horas teóricas e 4 horas práticas, utilizando a metodologia da Educação Permanente em Saúde, com dinâmicas de grupo, oficinas de discussão, dramatizações, etc.

Após a capacitação, cada UBS monta uma comissão para coordenar a implementação dos dez passos para o sucesso da amamentação em sua Unidade, tais como: promover grupos de gestantes e mães para orientá-las sobre seus direitos e as vantagens do aleitamento materno, promovendo a amamentação exclusiva até os seis meses e complementada até os dois anos ou mais; mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo quando retornarem ao trabalho; encorajar a amamentação sobre livre demanda; orientar sobre os riscos do uso de fórmulas infantis, mamadeiras e chupetas; orientar as nutrizes sobre o método da amenorréia lactacional e outros métodos contraceptivos adequados à amamentação, dentre outros. Em função da sensibilização alcançada na capacitação da IUBAAM com a participação de todos os funcionários da UBS, as mesmas passam a se organizar de acordo com suas especificidades, desenvolvendo os dez passos e também ações específicas para promover o aleitamento materno, tais como: sala para amamentar e orientar a mãe, acolhimento, dramatizações, painéis, etc, demonstrando a mobilização da UBS em apoiar a mãe promovendo o aleitamento materno e garantindo a saúde dos bebês.

A Secretaria da Saúde realizou esta capacitação para todas as 25 Unidades Básicas de Saúde que se tornaram “Unidade Básica de Saúde Amiga da Amamentação”: NIS Aclimação, Alvorada I, Alvorada III, Cidade Alta, Floriano, Grevíleas III, Guaiapó/Requião, Iguaçu, Iguatemi, Industrial , Internorte, Mandacaru, Maringá Velho, Morangueira, Ney Braga, Jardim Olímpico, Parigot de Souza, Pinheiros, São Silvestre Quebec, Universo, Tuiuti, Vila Esperança, Vila Operária e Zona Sul.
Atualmente ainda vem realizando esta capacitação para funcionários novos que foram recentemente contratados e atuam nestas UBS.



0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Soldado Eliseu Hipólito, s/nº - Pedra de Guaratiba

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21)3404-7799

Tecnologia do Blogger.